terça-feira, 22 de abril de 2014

MENSAGEM DE PÁSCOA NA EEB JOSÉ BOTEGA

           Para comemorar a Semana de Páscoa, na última quarta-feira (16/04/2014), alunos, professores e equipe técnica fizeram uma reflexão sobre o sentido, o significado da Páscoa. Na ocasião a Diretora pediu para que todos se dessem as mãos para fazerem, juntos, uma oração. Na sequência os alunos receberam. Na sequência foram distribuídas balas para todos os alunos e os professores e demais profissionais fizeram uma confraternização na hora do recreio. Foi um momento muito especial que trouxe muita paz e alegria para todos que estavam presentes na escola.










PROJETO "TODOS PARA A LEITURA"

          Os livros devem fazer parte da vida das pessoas não somente no período escolar, mas acompanhá-las sempre. Afinal, com eles aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário. É através da leitura que se constroi  em cada ser humano a consciência de que o conhecimento é um poderoso aliado na formação de grandes cidadãos. Pensando nisso, a EEB José Botega criou um Projeto chamado "Todos para a leitura". Toda semana é determinado um dia em que todos (funcionários e alunos) param para ler. Logo depois que bate o sinal de entrada, os professores, alunos e demais funcionários param para ler. Cada um traz de casa um livro, revista, jornal ou outra forma de leitura. Durante 30 minutos a escola para a fim de que todos pratiquem o ato da leitura. Este momento tem sido um sucesso e vai continuar acontecendo durante todo o ano letivo.





PROJETO INTERDISCIPLINAR - "COMUNIDADE EM FOCO"

          Sabemos o quanto é importante conhecer a origem da comunidade da qual fazemos parte, desvendando fatos relevantes do passado, informando-se do presente sobre as tradições que ainda são mantidas, os eventos que ocorrem durante o ano, as comemorações, enfim, acontecimentos que envolvam as pessoas que habitam um mesmo local. Diante disso, tomamos como necessidade desenvolver um projeto que trouxesse ao conhecimento dos nossos alunos a realidade da comunidade em que vivem e a importância de manter ou recuperar certas coisas que são relevantes e necessárias. Dando início ao projeto, as professoras de História e Geografia saíram com os alunos pelas ruas para que pudessem observar detalhadamente os tipos de moradias e a cultura da comunidade em que a escola está inserida bem como analisar o tempo, clima, a vegetação, as formas e nomes das ruas, rios e vertentes existentes próximos da escola ou ao redor e modificações sofridas pelo tempo. Os alunos fizeram fotos, anotações e em seguida socializaram em sala de aula. As professoras levantaram alguns questionamentos sobre o que foi observado e daí seguiu-se um estudo mais profundo sobre o local aonde está inserida a EEB José Botega. Em breve, mais informações sobre este projeto interdisciplinar que continuará sendo desenvolvido durante o primeiro bimestre de 2014.




















quarta-feira, 16 de abril de 2014

TRABALHO INTERDISCIPLINAR - PROFESSORA DE GEOGRAFIA E PROFESSORA DE INFORMÁTICA

          Sabendo-se da importância do trabalho interdisciplinar e sendo, este, uma das metas do PPP da EEB José Botega, a Professora de Geografia do 6º, 7º e 8º ano, juntamente com a Professora de Informática desenvolveram um bom trabalho abordando as regiões brasileiras e os complexos regionais. Na ocasião os alunos puderam perceber as diferenças e semelhanças entre as regiões no âmbito econômico, histórico e social, bem como nos aspectos naturais e culturais. Além disso, foi proporcionado aos alunos o aprendizado das divisões das regiões brasileiras e os complexos regionais, segundo seus critérios e características, fazendo uma ponte entre o passado e a atualidade das regiões do Brasil. A Professora  de geografia utilizou explicações, visualizações de mapas e figuras para que os alunos percebessem a importância de conhecerem as regiões brasileiras, comparando-as, em alguns casos, com as outras regiões do globo. Aproveitando este estudo, a professo ra de informática introduziu a questão das tecnologias nas regiões brasileiras, uma vez que esta é, hoje, uma grande aliada no Processo Ensino Aprendizagem; ela também pode ser uma fonte rica de informações através da internet e quando usada de forma consciente contribui para o processo de construção do conhecimento. 
          Visando a integração do educando com a tecnologia e a conscientização do uso da mesma como uma ferramenta auxiliar dos conteúdos curriculares, o 7º ano da EEB José Botega desenvolveu um informativo elencando as principais características relevantes e que contribuíram para que o Brasil fosse dividido em regiões. Em um primeiro momento foi exposto aos alunos uma apresentação elencando as regiões que mais desenvolveram tecnologias dentro de cada setor nas cinco regiões brasileiras. Em seguida foi dividida a turma em 5 grupos, cada equipe recebeu o desenho da região em papel EVA e junto foi distribuído um roteiro que o grupo deveria, sendo que cada grupo seria responsável por pesquisar os aspectos naturais, econômicos e culturais de cada região. A pesquisa foi entregue digitada e os mesmos seguiram as devidas configurações solicitadas no roteiro. Ao fim da pesquisa o trabalho foi exposto no pátio da escola em forma de informativo para que toda comunidade escolar possa visualizar. Dentro do contexto de inovação tecnológica que a sociedade está vivenciando no momento, desenvolver trabalhos com o uso da tecnologia de forma consciente e mediada pelo professor possibilita ao educando ter contato com diversas fontes de pesquisa contribuindo para que o mesmo adquira mais informações.