quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CULMINÂNCIA DO SEGUNDO EIXO TEMÁTICO "REPENSANDO O PRESENTE E PROJETANDO O FUTURO"

Neste segundo semestre o Eixo Temático norteador dos trabalhos desenvolvidos pelos professores e Equipe Pedagógica foi "Repensando o presente e projetando o futuro". Neste período os professores trabalharam o assunto em questão com o objetivo de conscientizar os alunos quanto à importância dos estudos na vida de uma pessoa. Foram feitas reflexões, levado questionários para a família responder sobre a influência dos estudos nas suas vidas; houve palestras com Advogadas e Psicóloga expondo as suas trajetórias até a formação profissional, sobre os desafios diários, a importância dos estudos, a busca por realizações e a questão do querer ser, querer fazer. Alguns professores focaram na questão ambiental, falando das pichações criativas e as que são feitas de má fé; falou-se também sobre a questão da economia, uma vez que os cidadãos hoje não estão valorizando o seu meio que futuramente pode deixar de existir devido às más ações humanas; reflexões sobre questões de poluição de rios, mares e o ar também foram realizadas bem como a produção de paródias falando da desvalorização humana e a busca pelas conquistas do dia a dia. Foram trabalhos maravilhosos e de grande aprendizado para toda a comunidade escolar. Os professores e alunos estão de parabéns!!







quarta-feira, 26 de novembro de 2014

UMA NOVA ESCOLA - UMA ESCOLA NOVA!!

A EEB JOSÉ BOTEGA está se preparando para iniciar o ano letivo de 2015 com um novo visual, afinal teremos grandes mudanças, grandes programações no próximo ano. Dentre elas, o MAIS EDUCAÇÃO, PENOA, e além disso receberemos recursos para construir uma bela área de lazer sustentável para que nossas crianças possam desfrutar nos intervalos e nas aulas fora da sala de aula.
Queremos aqui agradecer À SDR (SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL) pelo atendimento do pedido de reforma feito pela Diretora desta U.E. Claire Castro Marcos. Com isso podemos dizer que teremos UMA NOVA ESCOLA - UMA ESCOLA NOVA!!






quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TRABALHO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Professora Beth, Segunda Professora da aluna Thalia, vem desenvolvendo atividades bem interessantes dentro da Educação Inclusiva, como a produção  de um livro ilustrado com desenhos que ela mesma coloriu. Com este trabalho a menina desenvolve a imaginação e a criatividade.



ESCOLA SUSTENTÁVEL






A EEB José Botega começou a desenvolver o Projeto Escola Sustentável que dará um novo visual ao pátio externo da escola. Orientados pela Professora Rejane, de Ciências, os alunos do 6º, 7º e 8º anos se empenharam na limpeza do espaço onde será feito uma área de lazer sustentável. Serão aproveitados pneus que são lançados no meio ambiente. Para a realização deste projeto contamos com o Programa Escola Sustentável, que disponibilizará verbas para este fim. Este é apenas o primeiro registro do que vem por aí e que fará toda a diferença na nossa escola. Aguardem!!

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO JETUBA E JETUBINHA

A EEB JOSÉ BOTEGA também participou do JETUBA e JETUBINHA; Nossos agradecimentos para a Professora Aline que não mediu esforços para acompanhar nossos meninos e meninas neste evento. Queremos também parabenizar os alunos que participaram; valeu o empenho e vamos nos preparando para o próximo ano!!




terça-feira, 18 de novembro de 2014

ÀFRICA NA SALA DE AULA

Sabemos o quanto é importante incluirmos nos conteúdos curriculares assuntos relacionados  à História da África e do africano, dos negros no Brasil, etc. Pensando nisso a Professora Flávia, do 4º ano desenvolveu um trabalho com os alunos sobre a África. Na ocasião apresentaram instrumentos musicais utilizados pelos africanos, bem como comidas e costumes. Este trabalho foi compartilhado com outras turmas da escola num momento único de muito aprendizado. Parabéns aos alunos do 4º ano e à Professora Flávia pela iniciativa de trabalhar este tema tão importante.





MODELANDO CÉLULAS




Com a orientação da Professora Rejane, da disciplina de Ciências, os alunos do 8º ano desenvolveram um trabalho de modelagem de células utilizando massa de modelar. O objetivo deste trabalho foi visualizar os formatos e as estruturas que compõem cada célula, proporcionando, assim, um maior aprendizado sobre o conteúdo estudado.

AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS

A Professora Rejane, da disciplina de Ciências, desenvolveu com os alunos do 7º ano uma aula prática muito interessante. Ela trouxe um peixe para dessecar cujo objetivo foi identificar as características e suas funções. Os alunos ficaram tomados pela curiosidade o que fez desta aula um show de aprendizagem. Parabéns à Professora pela iniciativa e que venham outras aulas práticas para despertar cada vez mais o interesse dos nossos alunos!!




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ENCERRAMENTO DO CURSO DE GESTORES NA GERED

No último dia 14/11/2014 aconteceu na Gered o encerramento do Curso de Gestores. Na ocasião, estiveram presentes Diretores, ATPs e especialistas de todas as escolas. As organizadoras Marileia, Teia e Katia, como sempre, expressaram todo o carinho a nós, cursistas. Primeiramente nos foi apresentada uma poesia linda de Manoel de Barros falando da importância da busca incessante pelo novo que favorece as grandes transformações e o crescimento humano; tudo isso num cenário composto por um sarau (encontro das alegrias) falando de sensibilidade. Em seguida foi aplicada uma dinâmica de grupo com outras poesias de Manoel de Barros. O sentido e a sensibilidade de cada uma foram expressas em forma de desenhos; foi um momento maravilhoso. E, para completar este dia tão especial, contamos também com a presença da palestrante  Fernanda Camilo que faz parte do Coaching - Meta Insight, falando do "EU, VOCÊ, NÓS". Nós da Equipe de Gestores da EEB José Botega (Claire, Nilmara e Josiane), queremos agradecer a oportunidade de podermos participar deste curso, que vem nos proporcionando ao longo dos anos um grande aperfeiçoamento e crescimento profissional. Parabéns à Equipe de Ensino da 20ª Gered (Marileia, Kátia e Teia)!!